doenças do sistema cardiovascular causas sintomas e tratamento

Nosso sistema circulatório é um importante mecanismo de transporte que, além de conduzir o sangue, também possui a missão de distribuir oxigênio, nutrientes e fluido linfático por todo o corpo.

Mas quando há algo errado no funcionamento desse complexo sistema (composto pelo coração, veias, artérias, vasos linfáticos, etc.), geralmente ocasionado por doenças, os demais órgãos do corpo podem ficar comprometidos, gerando diversas complicações.

Neste post, falaremos sobre algumas dessas doenças, suas causas, como identificá-las por seus sintomas e qual o tratamento utilizado em cada caso. Acompanhe:

1. Angina
Acontece quando os vasos sanguíneos do coração ficam obstruídos, o que diminui o fluxo de sangue e oxigênio para o órgão. Ela é causada por outras doenças, como diabetes, hipertensão e tabagismo, por exemplo.

O principal sintoma é a dor no peito, que pode classificar a angina como instável e estável. Na primeira forma, pode ocorrer uma dor súbita no peito, já na segunda, essa dor ocorre com mais frequência. Podem ocorrer variações da dor no peito, como a sensação de sufocamento, queimação e aperto no peito.

O tratamento para a angina consiste em restaurar ou aumentar o fluxo de sangue até o coração, para que fique normal. Para isso, são utilizados vasodilatadores.

Também são usados medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio e beta-bloqueadores, que aliviam a pressão sobre o coração, reduzindo a obstrução dos vasos sanguíneos.

5 doenças do sistema cardiovascular

2. Arritmia cardíaca
A principal característica da arritmia é o batimento anormal do coração. Ele pode ter os batimentos muito lentos ou muito rápidos. Também há casos em que os batimentos cardíacos são omitidos. A causa da doença pode estar associada a defeitos estruturais nos vasos do coração, conhecidos como cardiopatias congênitas.

No tratamento da arritmia, podem ser prescritos medicamentos como beta-bloqueadores metoprolol e atenolol. Também pode haver a necessidade de ser feito um procedimento médico: a instalação de um marcapasso, que faz os batimentos do coração se normalizarem por meio de impulsos elétricos.


3. Varizes
É um problema muito comum que acomete mais as mulheres, sendo caracterizado pela dilatação e alongamento das veias, principalmente das pernas e pés.

A causa das varizes é a influência genética, ou seja, pode-se herdar veias mais frágeis, que predispõem ao aparecimento das varizes. Outras causas menos comuns são o bloqueio das veias ou coágulos de sangue, vasos sanguíneos anormais, veias profundas danificadas, etc.

Os sintomas mais comuns são sensação de peso nas pernas, dor e ardor, que podem se acentuar no fim do dia, leve inchaço nos pés e tornozelos, coceira no local onde estão as varizes, entre outros.

Diversas técnicas são usadas para o tratamento das varizes. Nos casos menos graves, podem ser utilizadas meias de compressão (com orientação médica), remédios para diminuir a retenção de líquidos e as chances de se contrair novas varizes, deixar as pernas elevadas na hora de dormir, para que o sangue circule e vá até o coração, e praticar atividade física, pois melhora a circulação do sangue e diminui a incidência de varizes.

Nos casos mais graves, quando as varizes causam muitos sintomas e podem trazer complicações, é realizado tratamento com laser, que cuida dos vasos mais grossos. Também pode ser necessário realizar uma cirurgia para a retirada delas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *